A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Urbes (Trânsito e Transportes) e Patrulha Ambiental (GCM), em parceria com a Polícia Militar, realizou, nesta quinta-feira (7), a blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas em três pontos da cidade, Rua Ruy Barbosa, Rua Octaviano Gozzano e Avenida Américo Figueiredo.
A ação conjunta tem como objetivo coibir a poluição sonora causada pelos escapamentos de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
Durante a blitz, a Sema fiscalizou 11 motocicletas que passavam pelos locais para verificar se havia irregularidades no escapamento e no sistema de admissão de ar. Destas, duas foram autuadas por infrações ambientais, no valor de R$ 2.595,17, com base na Lei Municipal nº 11.367/2016.
A PM abordou 15 motocicletas, aplicou cinco multas e apreendeu duas motocicletas, amparada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a Urbes autuou 86 veículos, entre motocicletas e automóveis, que passaram pelo local, por diferentes irregularidades baseadas, igualmente, no CTB.
A Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal disponibiliza uma pesquisa on-line para identificar quais as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.