Por diversas vezes nos vimos diante do dilema: o cafezinho é um herói ou um vilão? Isso porque o brasileiro bebe seis vezes mais café que o resto do mundo! Além de ser muito gostoso, um cafezinho pode prolongar sua expectativa de vida e fortalecer seus órgãos… E ainda, ele ajuda a combater doenças e melhora o bem estar e disposição. Se você ainda não está convencido disso, saiba que o café também pode revigorar suas energias e melhorar a memória!
Para isso, é preciso se atentar à quantidade e à forma como o cafezinho é consumido. Por isso, nada de excessos ou abusos! Sem dúvidas, se tomado na medida, ele tem propriedades únicas e os benefícios para o corpo humanos são incríveis! Vamos conhecer alguns dos benefícios do café?
1) Tomar um cafezinho aumenta a expectativa de vida
Por causa de suas propriedades antioxidantes, ou seja, que retardam o envelhecimento, o café pode aumentar a expectativa de vida de quem o consome diariamente. Dessa maneira, de acordo com pesquisadores, pessoas que bebem café todos os dias estão menos propensas a morrer de doenças dos sistemas circulatório e digestivo. As informações são de uma pesquisa sobre a relação entre o consumo do café e a longevidade realizada pela Iarc (International Agency for Research on Cancer) e do Imperial College de Londres.
Outro estudo, do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, indica que homens que bebem de três a quatro xícaras de café por dia têm um ganho de 10% na expectativa de vida. Já para as mulheres esse aumento é de 13%. Essa pesquisa também relaciona os benefícios do café ao fato da bebida ser uma das maiores fontes de antioxidantes.
Tem ainda duas pesquisas publicadas em 2017 no periódico científico Annals of Internal Medicine, que também associam uma média de três xícaras da bebida por dia a uma longevidade prolongada.
Lembrando que esses benefícios não estão associados à cafeína, mas sim a compostos presentes na planta do café. Então, mesmo que você opte por versões descafeinadas, esse benefício do cafezinho estará garantido.
2) Melhora a memória
Já que vamos viver mais, melhor ainda se estivermos com a memória viva e forte. Pois saiba que um dos benefícios do café é aumentar a sua capacidade de memorização!
De acordo com um estudo publicado na Nature Neuroscience, conduzido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA), a cafeína presente no café fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após o seu consumo. A pesquisa comprovou que o cérebro apresenta um nível mais profundo de retenção de memória em pessoas que consumiram cafeína. Por isso, para melhorar a memória, duas xícaras de café por dia já podem trazer um efeito positivo de longo prazo, tornando nossa memória mais resistente ao esquecimento.
Outro estudo interessante a respeito do assunto foi proposto por pesquisadores da Universidade do Arizona, dos EUA, que identificaram que idosos que bebiam uma xícara de café antes de se submeterem a um teste de memória tinham melhores resultados que uma pessoa da mesma idade que optava por sucos naturais.
Os cientistas observaram que produtos como o café, que reforçam os níveis de energia do corpo, podem melhorar significativamente essa habilidade, assim como uma soneca no meio da tarde ou um passeio. E um ponto interessante dessa pesquisa é que o fato se aplicava até mesmo a pessoas que não eram consumidoras com regularidade do café.
E aí, como anda a sua memória?
3) O café tem antioxidantes que retardam o envelhecimento
Muito além de suas propriedades estimulantes, o café tem entre seus principais benefícios o fato de retardar o envelhecimento. O café tem a capacidade até mesmo rejuvenescedora por causa de substâncias antioxidantes, que naturalmente atrasam o processo de envelhecimento natural do corpo humano.
O aumento do estresse oxidativo nas células pode ser um dos fatores que contribuem para a morte dos neurônios e, assim, para o envelhecimento e o surgimento das doenças degenerativas. Os antioxidantes ajudam a minimizar esses efeitos.
Em um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o químico Daniel Perrone mostra que várias substâncias do café estão associadas a essa chamada atividade antioxidante. Com isso, elas podem, por exemplo, contribuir para a redução no risco de desenvolver doenças crônico-degenerativas, próprias do avanço da idade.
É claro que quanto menos processado for o café, mais ele irá manter essas substâncias. Ou seja, versões solúveis e descafeinadas, por conta do processamento químico, perdem muitos antioxidantes. Agora, se você comprar seu café direto do produtor local, como é o caso de cafés especiais em algumas regiões do Brasil, essas propriedades estão seguramente mais ativas.
4) Tem nutrientes importantes
Como já disse, o café é uma ótima fonte de antioxidantes. E vai além… A bebida contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3 e B5 e manganês, magnésio e potássio.
E mesmo que o processamento do café para chegar do plantio até a xícara faça com que ele perca algumas substâncias, muitos dos nutrientes nos grãos atravessam esse processo e chegam à bebida final. Uma xícara de seu cafezinho pode conter:
- Ácido pantotênico (6% da Ingestão Diária Recomendada, a IDR),
- Riboflavina, a vitamina B2 (11% da IDR);
- Niacina, a Vitamina B3 (2% da IDR);
- Tiamina, a Vitamina B1 (2% da IDR);
- Potássio (3% da IDR);
- Manganês (3% da IDR);
Por sinal, estudos dizem que os nutrientes presentes no café chegam a superar algumas frutas e vegetais. Para obter o maior benefício, deve-se ter uma dieta equilibrada e uma vida saudável, é claro. Mas nada tira o mérito de um bom cafezinho!
5) Beber café ajuda a emagrecer de forma saudável
O café pode ser uma ótima ajuda para quem deseja emagrecer. Ele tem o poder de estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos, além de ajudar na queima de gordura.
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gordura ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. Ou seja, a cafeína presente no café aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que dilui as células de gordura e as libera para a corrente sanguínea.
Outro efeito apontado como um grande benefício do café no emagrecimento é o efeito termogênico. Claro que tudo isso deve ser aliado a uma vida saudável e à prática de esportes. Por sinal, o consumo de cafeína aumenta em 11% o desempenho físico durante a prática esportiva.
Dessa maneira, o café é uma ajuda adicional para perder alguns quilinhos ainda mais rápido. E você sabia que algumas combinações com café dão ainda mais energia? Café com óleo de coco aumenta o estado de atenção. Café com chocolate aumenta o rendimento e produtividade. E o café com hortelã melhora a digestão.
Quer saber mais 8 boas razões para consumir um bom café hoje? Acesse a lista completa com os 13 benefícios do café para a saúde.