A vereadora Constância Félix (PDT) indicou à Prefeitura de Limeira (SP) que efetue fiscalização nos bairros a fim de coibir o desperdício de água, além de promover campanhas sobre o uso consciente. A preocupação da vereadora se dá especialmente por conta do período crítico que o município e toda a região estão enfrentando. O pedido foi feito por meio de indicação.
Na indicação, Constância pede a realização de campanhas voltadas para o consumo consciente de água. “Estamos em período de estiagem e o consumo de água está comprometido. A abrupta queda dos índices dos reservatórios em decorrência, principalmente, da falta de chuvas, afeta diretamente nosso abastecimento de água e de energia. É de extrema necessidade e urgência campanhas voltadas para o consumo consciente de água e também quanto aos riscos que a falta de abastecimento pode trazer”, defendeu.
Além disso, na justificativa à propositura, Constância informou os dados fornecidos pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), quanto ao índice de vazão do Rio Jaguari, que segundo o documento corresponde a apenas 5% da água que deveria ter em setembro.
Segundo o prefeito de Limeira, Mario Botion, em entrevista ao programa Conexão no Ar a Comissão de Avaliação e Acompanhamento da crise de abastecimento de água se reúne na tarde desta quinta-feira (23) e deve deliberar a condução da situação no município.