A primavera tem início nesta quarta-feira (22) no Brasil. A chegada da estação traz o aumento das temperaturas e novos ciclos para plantas e animais. Com a ameaça de uma crise hídrica, a expectativa é pelos dias mais chuvosos característicos da estação. Porém, especialistas temem que apesar do aumento no volume, as chuvas não serão suficientes para manter os níveis dos mananciais e reservatórios em alta.
Segundo o professor Hiroshi Yoshizane, a característica desta primavera é de variações de temperaturas com chuvas mais localizadas e frequentes. “É a estação do reinício do ciclo vegetativo e da fauna”, diz Yoshizane.
A primavera deve seguir até o dia 21 de dezembro, quando então chega o verão. Por se tratar de uma estação de transição, a primavera ainda traz características tanto do verão como do inverno. Os dias são mais quentes e secos ou mesmo chuvosos.
Segundo o Climatempo, o fenômeno La Niña retorna nesta primavera. o fenômeno é uma diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental e sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura.