Quem está aguardando o início do Refis para negociar as dívidas tem que ficar atendo a uma novidade da edição deste ano. As negociações para pessoa física serão feitas pela internet, no Ambiente Exclusivo, com exceção de casos específicos que previstas no decreto. Já as pessoas jurídicas deverão aderir ao programa de forma presencial.
“Os contribuintes que ainda não se cadastraram no Ambiente Exclusivo devem fazer isso o quanto antes, já que o programa está previsto para começar na próxima semana”, disse o diretor de Cobrança e Controle de Arrecadação, Alessandro Domingues Ferreira.
O credenciamento é simples. Basta acessar o “Ambiente Exclusivo Finanças” no Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/) e solicitar o credenciamento, que poderá ser feito de três maneiras: •Logando-se com a senha do gov.br (meio de acesso digital às aplicações do governo federal), conforme regras estabelecidas em sistema; • Enviando digitalmente documento válido e selfie do rosto; ou • Utilizando o e-cpf.
Pelo Ambiente Exclusivo, o contribuinte (pessoa física) poderá fazer todas as operações do Refis: emissão de guia à vista e parcelamento. Na plataforma também é possível consultar débitos relacionados ao seu CPF; acompanhar e emitir parcelas a vencer de acordos em andamento; e consultar e gerenciar seus imóveis e inscrições imobiliárias.
O diretor ressalta, ainda, que além de tutoriais, o hotsite do Refis 2021, que ficará disponível no portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br), também terá um chat exclusivo para esclarecer as dúvidas dos contribuintes sobre o programa. “Com essas ferramentas, o contribuinte terá facilidade e segurança para fazer as operações do Refis, seja na emissão de uma guia à vista ou mesmo um parcelamento de dívida já judicializada”, completou.
As unidades físicas do Porta Aberta vão atender, durante o Refis, apenas contribuintes agendados. O agendamento, nestes casos, será feito pelo Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/).