A Emei “Nelson Bovo Neto” criou e desenvolveu projeto de estufa de horta hidropônica através do sistema “Floating” – cultivo de hortaliças no sistema flutuante, isto é, sobre a água. O intuito da ação é contribuir com a preservação do meio ambiente e agregar a ideia às atividades pedagógicas.
Segundo o monitor educacional Adalberto Braga, responsável pelo projeto, a opção por uma horta mais “tecnológica” se deu pelo fato de gostar do sistema “Floating” e ter se aprofundado no tema por meio de vídeos e a realização de cursos para a implantação do sistema, assim como estudo para a construção dos tanques e de estufas, sempre pensando no reaproveitamento de materiais, com custo baixo, e ao mesmo tempo trabalhando mais um tema nesse sistema, que é a reciclagem.
“A horta virou uma atração unânime para todos que a visualizam, como amigos e conhecidos que se deslumbram, abraçando a ideia e tornando-se parceiros do projeto, resultado percebido na construção da estufa e dos tanques para a produção das hortaliças”, comentou Braga.
“Essa atividade vem multiplicar paralelamente o trabalho realizado pelo monitor Braga, incorporado ao PPP – Projeto Político Pedagógico, como mais uma alternativa de ensino e aprendizagem e atendimento aos nossos alunos, em se produzir hortaliças, preservando o meio ambiente”, explicou o vice-diretor da instituição, Sérgio Prado.