O site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sofreu um ataque cibernético nesta quarta-feira (8). O site exibia em sua página inicial uma imagem com a bandeira da Argentina e a mensagem em menção do jogo de domingo “Vão nos expulsar também?”.
A agência informou que o ataque foi no site de formulário que os viajantes precisam preencher para entrar no país. Assim como a delegação argentina precisou preencher antes da partida com a seleção brasileira no último domingo e que gerou toda a polêmica.
Os hackers deixaram uma mensagem em um fundo preto e com a bandeira da argentina “Anvisa, não fizemos quarentena para passar por seus servidores: vão nos expulsar também?”.
Segundo a Anvisa, o ataque deixou a aba de formulários fora do ar por cerca de uma hora e meia, mas não atingiu outros sistemas da agência.
Tudo iniciou após a paralisação da partida entre Brasil e Argentina que estava acontecendo no último domingo (5) na Neo Química Arena pela Eliminatória da Copa do Mundo do Catar. A paralisação se deu após um agente da Anvisa entrar no gramado, alegando que quatro atletas que estavam em campo não poderiam estar ali.
Segundo a agência, os argentinos Emiliano Martínez, Cristina Romero, Giovani Lo Celso e Emiliano Buendía não poderiam ter entrado no Brasil sem respeitar a quarentena, pois eles haviam passado pelo Reino Unido dentro dos últimos quatorze dias.