Com o objetivo de incentivar os jovens de Limeira à governança participativa de liderança, ou seja, a incentivá-los a pensarem e promoverem projetos e ações que possam impactar e transformar a sociedade, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, abriu inscrições para o Programa Engajamento Juvenil.
A ação irá contar com sete módulos de captação que vão abordar os seguintes temas:
Módulo 1: Direitos Humanos, Direito Participativo e Cidadania; Módulo 2: Formação social no Brasil e as raízes da desigualdade e a importância da formação política; Módulo 3: Educação socioambiental e engajamento em saneamento; Módulo 4: Tendências do mercado de trabalho e empreendedorismo; Módulo 5: Ferramentas de acessibilidade e capacitação; Módulo 6: Universidade e direcionamento de carreiras e Módulo 7: Projeto de Vida.
“A BRK Ambiental enxerga os jovens como parte transformadora da sociedade em que vivemos e, por isso, considera de extrema importância promover capacitações para que eles possam desenvolver projetos e ações capazes de transformar o meio em que vivem, seja na escola, no bairro, na cidade. O curso irá ajudá-los a colocar em práticas essas ações modificadoras”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Limeira.
O curso é destinado a jovens de 16 a 21 anos, está previsto para iniciar no dia 21 de setembro e terá duração de três meses – sendo concluído em dezembro. Para se inscrever os interessados devem preencher o formulário disponível neste link, até o dia 20 de setembro: https://pt.surveymonkey.com/r/Engajamento_Juvenil. No total, são 60 vagas disponíveis.
As aulas ocorrerão de forma híbrida, com encontros on-line e presenciais (seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde de prevenção a Covid-19). Ao final da capacitação, os participantes poderão submeter projetos com foco na melhoria em seu meio ambiente (escolar, familiar, cidadão) denominado “Capital Semente”. Uma banca examinadora irá avaliar e escolher os três melhores, que vão receber uma verba em dinheiro para execução do projeto.
O curso é uma atividade do cronograma de ações do Projeto Técnico Socioambiental (PTS) que a BRK executa no município. “O PTS é a contrapartida socioambiental da empresa a partir das obras de grande porte que realiza na cidade por meio dos financiamentos da Caixa Econômica Federal. Ou seja, além do benefício que o financiamento traz em relação as obras de infraestrutura para o saneamento básico, ele também tem o viés socioambiental, promovendo ações como esse curso para a comunidade”, destaca a gerente.