A Polícia Militar deteve, na última sexta-feira (27), um homem que foi flagrado com caixas irregulares com 600 vidros de palmitos, no bairro Lagoinha, em Juquiá.
Uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) estava em patrulhamento quando recebeu denúncia indicando transporte ilegal de produto e subproduto de origem florestal.
Os militares intensificaram as buscas e, próximo ao km 207 da Rodovia Raimundo Antunes Soares, se depararam com a caminhonete alvo e realizaram a abordagem.
Durante vistoria no veículo, foram encontradas 100 caixas no compartimento de carga – cada uma com seis potes de palmito. O produto estava em conserva e em rótulo.
O condutor alegou que comprou os palmitos no bairro Iporanga, no município de Juquiá, e estava transportando para São Paulo para comercializa-los.
O motorista, que não possuía autorização dos órgãos competentes para realizar as atividades de venda e armazenamento do produto, foi autuado com multa valorada em R$ 648 mil.
Além de responder pelo crime ambiental, o homem foi indiciado por dirigir sem permissão, já que estava com a habilitação vencida. Além disso, o veículo está com o licenciamento atrasado.