A Operação Integrada realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM), nesse domingo (29) em Sorocaba, recolheu um em cada três veículos abordados durante ações de bloqueio em três pontos da cidade. Dos 36 veículos abordados, 12 acabaram guinchados, devido a irregularidades.
“A ação realizada tem o objetivo de evitar aglomerações e coibir ‘pancadões’, em pontos já conhecidos, onde costuma haver acúmulo de pessoas nos fins de semana. Porém, essa abordagem de motoristas também é feita e ajuda na prevenção a delitos, assim como na garantia de maior segurança de motoristas e pedestres”, explica o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão.
Os bloqueios ocorreram das 16h às 21h30, nos bairros Parque Paineiras, Parque Vitória Régia e Jardim Ipiranga. Os veículos irregulares foram guinchados pela PM e removidos para o pátio da empresa que opera o serviço. Houve ainda o recolhimento de documentação de um automóvel.
Ainda na noite de domingo, mas em outro ponto no Jardim Ipiranga, equipes da GCM e PM foram acionadas para coibir uma aglomeração de pessoas que promovia “pancadão”, na Rua Santo Michelleti. As autoridades permaneceram no local até que o público deixasse a via.
Em paralelo, como parte da Operação Integrada, PM e GCM deram apoio ao trabalho das equipes do Setor de Fiscalização de Posturas, da Prefeitura de Sorocaba, e da Vigilância Sanitária (Visa) Municipal. Os agentes, mediante denúncias de aglomerações recebidas previamente, visitaram cinco estabelecimentos, nos bairros Jardim das Magnólias, Vila Santana, Jardim Faculdade, Jardim
América e Caguaçu.
Destes, um estava fechado e um não apresentava irregularidades. Porém, outros três foram notificados, após constatação de poluição sonora, e tiveram que encerrar as atividades, sendo que um deles ainda foi notificado por obstrução de calçada.
O secretário municipal enfatizou a importância do papel do munícipe em colaborar com o trabalho das autoridades, passando informações via fone 153, da GCM, ou 190, da PM. “Esse apoio da população é fundamental, pois ajuda a tornar as ações das forças policiais mais efetivas e ágeis”, complementou.