Os agentes de controle de zoonoses e de combate às endemias da Prefeitura de Limeira (SP) participaram na última sexta-feira (27) de um treinamento para uso de um novo produto para controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O inseticida, chamado fludora, será usado especificamente nos pontos estratégicos, ou seja, locais com grande acúmulo de materiais que favorecem a proliferação do mosquito.
Segundo a gerente da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, atualmente o controle de larvas nos Pontos Estratégicos é feito com controle mecânico e uso de larvicida. “Esse produto servirá como ação complementar aos trabalhos realizados para prevenção do Aedes. Ela informou, ainda, que o inseticida será repassado pelo Ministério da Saúde e que a previsão para início das aplicações é a segunda quinzena de setembro.
O treinamento ocorreu na sede da Divisão de Controle de Zoonoses e foi ministrado por técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da regional de Campinas. A iniciativa contou, ainda, com a presença de agentes de Iracemápolis.