Uma nota divulgada pela Prefeitura de Limeira nesta segunda-feira (16) informou que a Secretária de Saúde cumprirá uma decisão judicial que suspende parcialmente a Portaria nº 2.488 de 2011, do Ministério da Saúde, que permitia aos enfermeiros requisitar exames de saúde.
O secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, afirmou na nota que a decisão – que confere tal atribuição como exclusividade do médico – contraria a Política de Atenção Básica à Saúde, que prevê o trabalho interdisciplinar dos profissionais que atuam nessa área.
Segundo o secretário, o enfermeiro desempenha papel primordial no atendimento à saúde, no sentido de tornar mais ágil a emissão de pedidos de mamografia, ultrassom obstétrico, rotina de pré-natal (exames laboratoriais e de imagem), Papanicolau, entre outros.
Leia a nota na integra:
A Secretaria de Saúde de Limeira informa que cumprirá a partir desta segunda-feira (16), decisão da 20ª Vara Federal Cível do Distrito Federal que suspende parcialmente a Portaria nº 2.488 de 2011, do Ministério da Saúde, que permitia aos enfermeiros requisitar exames de saúde. O secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, afirma que a decisão – que confere tal atribuição como exclusividade do médico – contraria a Política de Atenção Básica à Saúde, que prevê o trabalho interdisciplinar dos profissionais que atuam nessa área. Segundo dr. Gerson, o enfermeiro desempenha papel primordial no atendimento à saúde, no sentido de tornar mais ágil a emissão de pedidos de mamografia, ultrassom obstétrico, rotina de pré-natal (exames laboratoriais e de imagem), papanicolau, entre outros. “Essa decisão irá dificultar o acesso da população à saúde básica, além de aumentar a demanda pela consulta com o clínico geral”, informou.