Os servidores da Secretaria de Cultura de Limeira (SP) passaram por capacitação na manhã da última terça-feira (17), no Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”. A atividade reuniu servidores de todos os equipamentos culturais para definir diretrizes e reforçar orientações diversas, principalmente em relação aos protocolos contra a Covid-19. A pasta conta com quatro departamentos: Cultura, Formação para as Artes, Memória e Centro de Ciências, e Operacional.
O secretário José Farid Zaine, que representou o prefeito Mario Botion, destacou que a Secretaria de Cultura é uma pasta muito ampla que envolve vários aspectos em relação ao atendimento ao público. “Nós temos escola de artes, oficinas, produção cultural, bibliotecas, Museu, espaços de atendimento ao público, como o Teatro Vitória, o Centro de Ciências e Estação Cidadania; nesta retomada proposta pelo Governo do Estado de São Paulo é preciso seguir com os protocolos contra a Covid-19, pois a pandemia não acabou; com o cuidado que cada departamento exige, pois cada espaço conta com uma realidade diferente. O momento exige prudência”, destacou.
Segundo Farid, a capacitação é uma ótima oportunidade para reunir os servidores da Cultura e adotar uma “padronização” nos atendimentos realizados em Limeira. “Passamos por dias difíceis, mas a Cultura de Limeira não parou um dia sequer, mesmo quando o trabalho era realizado via home office, fomos agilizando as demandas, como aulas virtuais e Lei Aldir Blanc, e até oferecendo novas ações, conforme nossa realidade, como o Mundo Solidário”, afirmou.
O secretário finalizou dizendo que o retorno dos eventos no Teatro Vitória chegou até a emocioná-lo. “A gente sabe que tem uma luta ainda pela frente, mas ver esse espaço recebendo pessoas novamente, adotando todas as práticas necessárias contra a Covid-19, chegou a me emocionar”, disse.
A capacitação respeitou ao distanciamento e todos os servidores usavam máscaras.