A marca japonesa Panasonic anunciou nesta quarta-feira (11), que após 40 anos irá encerrar a produção e as vendas de TVs no Brasil. A assessoria de imprensa da empresa no país confirmou a decisão.
A ação que foi tomada pela empresa japonesa afetará 130 funcionários que serão demitidos até dezembro. Hoje a multinacional possui 2.400 colaboradores. A Panasonic ainda informou que mesmo com o fim da produção e venda de TVs, o consumidor não ficará sem assistência.
Segundo a empresa, agora o foco será em outras frentes de negócio, como por exemplo as unidades passarão a se especializar ainda mais em máquinas de lavar, geladeiras, cuidados pessoas, baterias e soluções corporativas.
As informações levam a crer que na fábrica de Manaus (AM), onde as TVs são montadas, irá se concentrar micro-ondas e outros produtos de linha branca. Na unidade em Extrema (MG), continuarão a serem produzidas geladeiras e máquinas de lavar, e em São José dos Campos (SP), pilhas são produzidas.
O anúncio da Panasonic, veio após a Sony também encerrar sua linha de televisores no Brasil, em setembro de 2020. A produção de PlayStation 4 e PlayStation 5 continuaram no país.