A Polícia Militar Rodoviária (PMR) apreendeu na última segunda-feira (7) um crânio humano que era transportado em uma mala por um boliviano na cidade de Itu, interior de São Paulo.
Segundo a polícia, o ônibus que ele estava seguia de Campo Grande no Mato Groso do Sul, para a São Paulo, capital. Durante a revista pessoal os agentes encontraram o crânio em uma mala de mão.
Ao ser questionado, o homem revelou que o crânio pertencia a seu irmão mais velho que teria morrido na argentina. Seu corpo teria sido cremado e a cabeça retirada por ser um costume cultural da família. Ele a transportava para a cidade de São Paulo onde mora.
De acordo com a Polícia Civil é comum a realização de fiscalizações em ônibus que realizam a rota Mato Grosso do Sul para São Paulo, uma vez que ela usada com frequência para o transporte de drogas vindas do Paraguai e Bolívia.
O caso foi registrado no 4° Distrito Policial de Itu e o boliviano foi autuado pelo crime do artigo 17, da Lei 9434/97, que considera ilegal o transporte ou recolhimento de partes do corpo humano. O homem após prestar depoimento foi liberado mediante termo de compromisso para responder em liberdade.