A Polícia Civil irá investigar um vereador de Santa Bárbara do Leste (MG), após ele ter quebrado o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. William Faria, do Partido dos Trabalhadores (PT), abriu o caixão de um idoso, de 92 anos, que morreu com suspeita de ter contraído o coronavírus.
O parlamentar divulgou um vídeo em suas redes sociais, onde aparece abrindo o caixão, que estava lacrado, com um facão. Ele ainda toca na capa que envolvia o idoso e mostra uma tarjeta que afirma que a morte é suspeita de Covid-19. Em momento algum o vereador usava alguma proteção.
De acordo com familiares, o idoso deu entrada no sábado (24) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Caratinga (MG). Em seguida ele foi transferido para o Hospital Irmã Denise (Casu) e morreu com Síndrome Respiratória Aguada Grave e com sintomas de Covid-19, após ser intubado.
Ainda segundo familiares, foi realizado um teste rápido para Covid-19 e teria negativado. Também foi realizado outro teste de PCR, mas ainda não saiu o resultado. Pelo laudo apontar suspeita de Covid-19, o corpo foi levado para a funerária e depois encaminhado ao Cemitério.
A família sem poder realizar o velório, questionou o protocolo e parentes entraram em contato com o vereador, que foi até o local. Ao chegar no cemitério, ele gravou o vídeo abrindo o caixão e tocando na capa que envolvia o corpo.
Uma funcionária da Vigilância Sanitária acompanhou a ação do vereador. Em nota a Prefeitura de Santa Bárbara do Leste afirmou que a funcionária se sentiu pressionada e induzida pelo parlamentar. Ainda segundo a nota, o petista colocou todos que estavam em volta ao risco de contaminação.
A Câmara Municipal também irá investigar a condutado do vereador. A Polícia Civil investiga Faria, por ele ter quebrado o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19.