O projeto de lei de autoria do vereador Helder do Taxi (MDB), que reconhece como deficiência auditiva os portadores de surdez unilateral, recebeu parecer favorável nas comissões da Câmara de Limeira, e poderá ir a votação.
A proposta faz com que os direitos das pessoas com deficiência previstos na legislação municipal, se apliquem também à quem possui surdez unilateral.
Segundo o vereador, há diversos obstáculos enfrentados pelas pessoas com surdez unilateral. “São comuns os relatos de dificuldade ou mesmo impossibilidade de localização da fonte sonora, ou seja, a pessoa com surdez unilateral geralmente não sabe de onde exatamente vem determinado som que chega ao seu ouvido”, relatou o parlamentar.
Ele explicou também que enquanto uma pessoa dirige, é possível que não consiga localizar de qual veículo é oriundo o barulho produzido por um aperto de uma buzina, ou mesmo de qual direção está vindo o som produzido pela sirene de uma ambulância ou viatura policial.
Outra reclamação comum é a existência de um zumbido constante no ouvido,
o que dificulta a concentração e, consequentemente, a realização de diversas atividades cotidianas: estudar, assistir aula, trabalhar, dirigir, dormir e conversar.
Com relação a deficiência no mercado de trabalho, o parlamentar justifica que, existe um agravamento, pois a surdez unilateral não é considerada deficiência, para fins de concorrência às vagas em concurso público.
O projeto passou em todas as comissões e deve entrar na pauta da próxima sessão para ser votada.