O município de Limeira (SP) já confirmou 51 casos de dengue em 2021. Outros 224 casos ainda estão em aberto, aguardando serem confirmados ou descartados. A cidade segue em uma situação de alerta em relação ao número de criadouros encontrados em vistorias nos imóveis.
O Índice de Infestação Predial, apurado pela Divisão de Controle de Zoonoses em janeiro deste ano, foi de 1,6 – o que revela situação de “alerta” em relação à presença de criadouros do mosquito da dengue na cidade.
Esse resultado apresenta uma pequena queda no comparativo com o índice apurado em janeiro de 2020, que ficou em 1,7, ou seja, igualmente de “alerta”. Conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, índice inferior a 1 indica condição “satisfatória”; de 1 a 3,9, configura quadro de “alerta”; e superior a 3,9, sugere “risco”.
Em 2020. ao longo de todo o ano, foram confirmados 1.645 casos de dengue. O alto número de confirmações levou a cidade a um estado de alerta por conta do risco de uma nova epidemia.
Neste ano, 288 suspeitas de dengue foram descartadas. Felizmente, nenhuma morte em decorrência da doença foi registrada. Além disso, um caso de chikungunya foi confirmado em Limeira e um outro aguarda confirmação.