A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já não tem em estoque os medicamentos conhecidos como bloqueadores neuromusculares, que promovem o relaxamento da musculatura para intubar pacientes.
Além disso, o estoque dos demais medicamentos, também necessários para o procedimento (analgesia – eles inibem a sensibilidade à dor; e a sedação), deve acabar no decorrer do mês de abril, caso persista a internação de grande quantidade de pessoas.
Embora a Pasta já tenha iniciado os trâmites para nova compra, o que as empresas e distribuidores respondem é que não têm os medicamentos para vender.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o órgão firmou acordos com os fornecedores para compra desses medicamentos e vai distribuí-los aos Estados. Até o momento, de acordo com a SMS, Piracicaba recebeu, no último fim de semana, 100 ampolas de 2,5 ml de atracúrio (um bloqueador neuromuscular). Porém, o consumo médio diário desse medicamento na rede municipal de saúde é de 68 ampolas.
Na quarta-feira (31), a SMS foi informada pelo DRS-10 (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba), do Governo do Estado, que o MS emitiria nova grade de distribuição.
No início da noite desta quinta-feira (1º), o DRS informou que entre a manhã de hoje (2), e sábado (3), chegam bloqueadores neuromusculares suficientes para, em média, 15 dias.