O Polícia Ambiental resgatou 27 galos usados em rinhas em uma chácara na zona rural de Boituva (SP), no último sábado (9). O material usado para as brigas também foi apreendido e 14 pessoas que estavam no local foram detidas e multadas.
Segundo PM, os policias chegaram ao local após denúncias anônimas e encontram as aves com visíveis sinais de maus tratos. Na chácara também foram encontradas duas arenas montadas. Um quadro com identificação e os nomes dos apostadores, além dos valores das apostas.
Das 14 pessoas detidas, sete delas foram identificadas como proprietárias dos galos. Elas terão que pagar uma multa de R$ 3 mil para cada ave. Os outros foram enquadrados como espectadores e terão que pagar uma multa de R$ 3 mil cada.
Na chácara também foram encontradas 200 anilhas, seringas, tesouras, proteção para bico, esporas de plástico, biqueira, capas usadas para cobrir a cabeça das aves, balança e canecas.
Ainda de acordo com a PM, as pessoas detidas devem responder em liberdade e os animais resgatados vão passar por atendimentos veterinário e serão acolhidos por uma instituição filantrópica da cidade.