A vice-prefeita Erika Tank participou nesta segunda-feira (8) de uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na sede da Delegacia de Defesa da Mulher de Limeira (DDM), onde foi recepcionada pelo delegado seccional, Antonio Luis Tuckumantel, e pelo delegado titular da DDM, Eusmar Danilo Bortolozi Broetto. Durante o evento, a vice-prefeita e o delegado seccional entregaram rosas a toda equipe da DDM e a policiais de outros distritos policiais.
Erika Tank agradeceu a todas as mulheres que fazem parte da equipe da DDM. Ela falou sobre a carga simbólica ligada ao fato de comemorar a data diante da delegacia, que leva o nome de sua mãe, Elza Tank. “O 8 de março é um dia de se comemorar as conquistas, mas também de reunir forças para vencer as inúmeras dificuldades. Ainda temos muito trabalho pela frente”, disse.
O apoio do prefeito Mario Botion na transferência da DDM para o atual imóvel, que ocorreu em fevereiro de 2019, também foi abordado pela vice-prefeita. “Hoje a Delegacia da Mulher funciona em um espaço amplo e acolhedor. Agradeço o comprometimento do prefeito Mario Botion em prol da nossa luta”, frisou.
Tuckumantel, por sua vez, cumprimentou as mulheres presentes pela data, e ainda, manifestou gratidão pelo bom atendimento da DDM. O delegado seccional também enalteceu a atuação da vice-prefeita que, segundo ele, se destaca na defesa dos direitos da mulher vítima de violência, seguindo os passos da mãe, Elza Tank.
Há três semanas no cargo, Broetto ressaltou que a DDM presta atendimento especializado à mulher vítima de violência doméstica, com respaldo na Lei Maria da Penha. “É um serviço de suma importância, em que a mulher precisa de atendimento imediato”, comentou. Nesse sentido, ele esclareceu que a delegacia assume um caráter preventivo e que a articulação com a Rede Elza Tank de Atendimento à Mulher Vítima de Violência permite que o atendimento a essas mulheres vá além da área criminal.
O delegado titular informou que a DDM conta hoje com três escrivãs, duas investigadoras e uma equipe de quatro estagiárias. Localizada na Rua Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 389, no Jd. Mercedes, a delegacia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
PIONEIRISMO
Limeira é uma cidade pioneira no atendimento às mulheres vítimas de violências doméstica. Foi a primeira do estado de São Paulo a adotar o Botão do Pânico, ainda em 2016, a partir de iniciativa da vice-prefeita, que na época era vereadora. O município dispõe, ainda, da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, da Patrulha Maria da Penha, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Casa da Mulher (abrigo para mulheres vítimas de violência), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além do Anexo da Violência Doméstica, no Fórum Cível de Limeira “Desembargador Francis Selwyn Davis”.