O secretário da Saúde de Limeira (SP), Vitor Santos, informou durante coletiva no início da tarde de hoje (5), que amostras de pacientes internados no município com Covid-19 serão enviadas para o Instituto Adolfo Lutz para confirmar se há a circulação de variantes do novo coronavírus na cidade.
“Nós acreditamos, mas não temos ainda a confirmação da nova cepa em nosso município. Nós fechamos agora um acordo com o Adolfo Lutz, através da DRS, e estamos encaminhando exames de nossos pacientes internados, dentro dos critérios que eles solicitam, e esperamos nos próximos dias ter uma definição da presença dessa cepa nos pacientes internados”, relatou Santos.
Ele explicou que a identificação da variante depende de um exame de sequenciamento genético, que é realizado pelo Instituto. A pedido de secretários de Saúde de toda a região, o Adolfo Lutz teria se disponibilizado a realizar o sequenciamento para identificar em quais cidades a cepa está presente.
“O que sabemos até agora é que essas novas variantes se multiplicam de uma forma maior que a anterior e elas acometem de forma mais grave as pessoas mais jovens. E como nós temos tido um aumento bastante grande no volume de notificados e confirmados na nossa região, e também como temos o agravamento da situação da doença em pessoas jovens, é possível, mas ainda não está confirmada a presença dessa variante em nosso meio”, relatou o secretário durante coletiva de imprensa realizada no início da tarde em Limeira.