As crianças e os adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do CEU produziram o jornal “Notícias do Cras CEU” para a comunidade da região atendida. A ideia surgiu durante uma das atividades e eles aproveitaram as oficinas, como de fotografia, para produzir a publicação.
O tema dessa primeira edição será meio ambiente e envolverá questões como a diferença do lixo orgânico e inorgânico e como realizar o descarte correto desses materiais. O jornal ainda traz informações sobre a dengue, como prevenir a proliferação do mosquito transmissor e quais os riscos da doença. Também há espaço para entrevista com um morador, poesia e música feitas pelos jovens, e fotos com oficinas realizadas no espaço. “Nós tivemos a ideia de fazer o primeiro jornal com esse tema porque percebemos que algumas pessoas não se preocupam com nosso bairro, jogam lixo em área verde e colocam fogo em terrenos. Queremos informar e conscientizar a população”, disseram os jovens durante uma oficina.
Segundo a coordenadora do Cras CEU Roseane Massaro Polatto, a ideia é que as publicações continuem. “Eles já estão pensando em outros temas para dar continuidade ao projeto. A partir da ideia do jornal, eles ficaram muito envolvidos com as atividades”, falou.
Ao todo, são 32 jovens, de 15 a 22 anos, que participaram da produção do jornal. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é ligado ao Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal).