No verão, a combinação entre altas temperaturas e o aumento do volume de chuvas amplia o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e da zika.
Para combater o mosquito, que se reproduz na água parada, tanto limpa quanto suja, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico em Limeira, reforça a importância de adotar medidas que vão contribuir com a prevenção da doença.
Na campanha “Dengue: Antes de buscar os sintomas, busque prevenção”, com a participação do médico Drauzio Varella, a concessionária incentiva as pessoas a priorizarem a busca por focos do mosquito em casa e no bairro. A proposta da iniciativa é reforçar a importância de tampar e lavar semanalmente recipientes com água, higienizar regularmente e fechar bem as caixas d’água, cobrir os pratinhos de vasos com areia ou lavar uma vez por semana, colocar o lixo em sacos e fechar bem as lixeiras.
“O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma ação que deve ser realizada constantemente. Além do trabalho de conscientização, as boas práticas de saneamento também auxiliam no combate à dengue, entre outras enfermidades. Sem o serviço de coleta e tratamento do esgoto, por exemplo, teríamos um aumento do número de criadouros do mosquito e as chances de surtos da doença se tornariam muito maiores”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira.
Para auxiliar na prevenção da doença, a BRK Ambiental destaca ações que devem ser adotadas no dia a dia e que vão ajudar a conter a reprodução do mosquito. Confira:
– Tampe corretamente e higienize a caixa d’água a cada seis meses
– Mantenha as calhas sempre limpas
– Deixe garrafas vazias sempre viradas com a boca para baixo
– Mantenha lixeiras bem tampadas
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
– Limpe semanalmente com escova ou bucha os potes de água para animais
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas
– Limpe ralos e canaletas externas
– Deixe as lonas usadas para cobrir piscinas e objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água