Com o início da vacinação contra o coronavírus em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue pede que a população procure doar sangue antes de se vacinar. Como toda imunização, há um tempo de inaptidão para quem quiser doar sangue. No caso da Coronavac, quem se vacinar deve aguardar 48 horas para doar sangue, por ser vacina de vírus inativado.
Para doar, é rápido e simples. Basta fazer o agendamento pelo site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br), no qual é possível escolher o local, dia e horário mais conveniente.
Neste momento, os estoques da Pró-Sangue estão operando com 50% da capacidade. Com a saída de inúmeras pessoas da cidade no período das férias de verão, houve diminuição do número de doadores e, consequentemente, do nível das reservas.
Mas a doação de sangue não tira férias. Todos os dias os hospitais e clínicas precisam de sangue para cirurgias e procedimentos terapêuticos. Por exemplo, a Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do Estado de São Paulo.
Para dar conta dessa demanda transfusional, a Pró-Sangue precisa coletar cerca de 10 mil bolsas de sangue por mês.
Os sangues O-, O+, B- e A- estão em estado de emergência, o tipo AB- este crítico, ao passo que o sangue A+ e B+ estão em alerta.