O vereador Júlio César Pereira dos Santos, o Dr. Júlio (DEM), irá propor a implantação de faixas de retenção e recuo exclusivas para motocicletas nos semáforos de Limeira. A iniciativa levará também a assinatura do empreendedor Irineu de Souza Augusto, que fez a sugestão ao parlamentar. O projeto de lei será protocolado no retorno do recesso da Câmara Municipal, previsto para o dia 2 de fevereiro.
Segundo o parlamentar, a faixa recuada trará mais segurança tanto aos motociclistas como para os pedestres. “Os motociclistas hoje ficam em uma posição de risco em meio aos carros, caminhões e ônibus. Com a faixa recuada, haverá mais segurança ao parar e sair do semáforo. Nada muda aos pedestres, que continuam atravessando na faixa de segurança”, afirmou.
A ideia, conforme Augusto, surgiu por conta das iniciativas bem-sucedidas em outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Teresina. “É uma demarcação de solo que fica antes da faixa de pedestres, mas destinada exclusivamente aos motociclistas”, disse.
Em Limeira, são 42.310 motocicletas, o que corresponde a 18,6% do total de 227.151 veículos registrados no município, conforme o Denatran. “Queremos trabalhar em benefício de Limeira e da nossa população. Vamos apresentar este projeto logo na primeira sessão do ano para que possa evoluir e ser aprovado”, declarou o Dr. Júlio.
A proposta será assinada em conjunto entre o vereador e o cidadão, o que é possível por meio do Programa Cidadão Legislador (Lei Municipal nº 5.066/2013). “Nosso gabinete é aberto à população. Convido as pessoas interessadas a trazerem suas ideias para que possamos avaliá-las e colocá-las em prática”, afirmou Dr. Júlio.