A canoagem brasileira está de luto. Morreu aos 61 anos, por complicações da covid-19, o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner. Ele estava internado no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, desde dezembro do ano passado.
O dirigente testou positivo para o novo coronavírus em 17 de dezembro e ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital por 30 dias.
Tomasini presidia a CBCa desde 1989. Era um dos cartolas mais longevos do esporte olímpico nacional. Ele foi o principal responsável pela fundação da entidade e era membro da Assembleia Geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde o mesmo ano em que assumiu o cargo máximo do órgão.
Além disso, também ocupou o cargo de 3º vice-presidente da Federação Internacional de Canoagem entre 2010 e 2014 e era presidente da Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) desde 2017.
Dirigente atuante, Tomasini ajudou a canoagem brasileira a ser reconhecida e respeitada após ótimos resultados nos últimos anos com Isaquias Queiroz, Erlon Silva e Rosa Sátila, por exemplo, em Mundiais e na Olimpíada do Rio em 2016.