O WhatsApp exigirá a permissão para compartilhamento de dados e informações de seus usuários a partir de fevereiro deste ano.
Diversos usuários começaram a receber a notificação de atualização dos termos de uso desde a quarta-feira (6), com a permissão, o WhatsApp poderá ter acesso ao número de telefone utilizado no aplicativo, o endereço de IP, todas as interações com pessoas e contas de empresas, além de diversas outras informações.
O objetivo é fazer com que ocorra maior integração de dados do WhatsApp com aplicativos como Facebook e Instagram, podendo, assim, personalizar melhor anúncios que serão exibidos, por exemplo.
A autorização deve ser feita até o dia 8 de fevereiro, caso contrário, os usuários não poderão utilizar o aplicativo.
Aplicativos alternativos
Por conta dos novos termos, diversos usuários apresentaram revolta pela empresa, principalmente por considerar a declaração do Facebook que garantiu total privacidade dos dados em 2014.
Assim, muitos estão em busca de migrar para outros aplicativos. As duas principais opções consideradas atualmente tem sido o Telegram, muito conhecido pela maioria dos usuários como principal aplicativo alternativo ao WhatsApp que possui praticamente todas as suas funções, além de diversas outras, assim como o Signal, aplicativo recomendado por Elon Musk, que dentre diversas funções do aplicativo está a opção do usuário pode migrar todos os seus grupos do WhatsApp para ele.