Nesta segunda-feira (4), a hashtag #adiaEnem tem ganhado força nas redes sociais. A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), alunos e internautas pedem um novo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através do Twitter.
De acordo com as entidades estudantis, em um contexto em que ainda não há vacinação contra a Covid-19, a realização da prova nas datas marcadas poderá gerar riscos à saúde e aumentar o número de mortos pela doença.
A provas impressas do Enem estão marcadas para serem aplicadas em 17 e 24 de janeiro. Já a prova digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Veja o cronograma.
Para a UNE, neste momento é irresponsável a realização do Enem, enquanto a Ubes lista quatro motivos para o adiamento, sendo eles: o aumento da desigualdade educacional, o país ainda não ter a vacina da Covid-19, aumento no número de casos da doença e que vários estudantes não tiveram acesso à internet pra estudar.
Realizar o Enem com o número de mortes por COVID-19 aumentando sem um plano de segurança efetivo para a realização da prova é uma irresponsabilidade. #adiaenem https://t.co/2sXVJfBaBY
— União Nacional dos Estudantes – UNE (@uneoficial) January 4, 2021
Por que ADIAR O ENEM? #AdiaEnem
– vários estudantes não tiveram acesso à internet pra estudar
– a desigualdade educacional aumentou
– estamos sem a vacina da COVID-19
– alta no número de casos da doençaO MEC nunca ouviu os estudantes e por isso estamos nessa situação.
— União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (@ubesoficial) January 4, 2021
Meu sonho de entrar em uma universidade está sendo roubado. Adiar o enem é pensar nas minorias, além de não colocar a nossa saúde e segurança e à dos nossos familiares em risco. A nossa voz precisa ser ouvida.
EU QUERO ENTRAR NA UNIVERSIDADE! #AdiaEnem pic.twitter.com/Ai2ij35qzT— Nataly Silva ? (@falanataly) January 4, 2021
A candidata Mariana Rodovalho, afirma que concorda com a hashtag #adiaenem, pois entende que “as oportunidades que eu tive como aluna de escola particular não foram as mesmas dos alunos da rede pública, e se o adiamento do Enem pode dar a chance desses alunos terem chances mais próximas da minha, então deve ser feito”.
Com a pandemia do coronavírus, as redes de educação tiveram que optar pelo ensino remoto. A aluna de rede pública Leticia Coelho Stradiotto conta que suas aulas não tinham horário fixo, não eram obrigatórios e alguns professores não disponibilizavam aulas em formato de vídeo, portanto algumas matérias ficaram com “buracos”. Desse modo, Leticia afirma que os candidatos não tiveram o mesmo preparo, “alguns foram mais prejudicas que outros levando em consideração a falta de qualidade e acesso à educação remota”.
A candidata Mariana Altimari afirma que a preparação para o vestibular durante a pandemia não foi fácil, “foi bem complicada, apesar de assistir as aulas em casa, era muito difícil ter foco, eu sempre procurei fazer muitos exercícios e resumos pra fixar a matéria na minha cabeça, mas muitas vezes, ficava com dúvidas”, diz a adolescente. Apesar da hashtag #adiaenem ter ganhado destaque nos últimos dias, Mariana não é a favor do adiamento do exame neste momento, “já que os outros vestibulares também irão acontecer esse mês, e os alunos já se prepararam para realizar o janeiro, mas do mesmo jeito, o medo da aglomeração existe”, revela.
Nas redes sociais outros alunos e candidatos também são contra o adiamento do Enem, veja:
Gente não pede adiamento do enem não pelo amor de Deus, não aguento mais estudar pra uma prova que nunca chega ???
— Surtada (@laiisa_carvalho) January 4, 2021
eu sinceramente nem sei o que dizer desse pessoal que quer o adiamento do enem. eu entendo que estamos no meio de uma pandemia e que a maioria está com medo de contrair o vírus (eu também estou) mas gente sem psicológico pra estudar durante mais meses. eu estou a ponto de surtar
— jhey (@eujhey) January 4, 2021
Concordo que é péssimo o Enem acontecer esse mês. Aliás estou morrendo de medo da questão da quantidade de pessoas dentro de uma sala fechada no auge da pandemia. Mas tenho a mínima noção que não é possível pedir o adiamento tão perto da prova.
— João (@joaovbapt) January 4, 2021
o adiamento do enem não vai adiantar em nada e o povo não entende isso. eu entendo que tiveram alunos que saíram em desvantagem por causa da desigualdade, mas isso não vai ser resolvido com o simples adiamento da prova.
— jhey (@eujhey) January 5, 2021
Nao consigo mesmo entender quem ta pedindo o adiamento do enem kkkkkkkkk eleição pode, festinha de reveillon pode, manifestação na praça pode, futebol pode, agora enem….. ??
— dudinha (@ArcherDuda) January 5, 2021