O Volkswagen up! 2021 foi apresentado e chega as concessionárias do Brasil na versão única Xtreme 1.0 TSI com preço que parte de R$ 60.090. Agora, o modelo produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté, interior de São Paulo,
O grande destaque, neste caso ruim, é que sem querer investir para fazer o, agora obrigatório, cinco de três pontos central traseiro, a Volks teve que renunciar àquele espaço destinado ao quinto passageiro e agora o carro passa a ser para transportar no máximo quatro pessoas. Isso fica bem visível pelo anúncio enorme para você nem pensar em colocar uma cadeirinha de criança ali.
Completinho de fábrica
A partir da linha 2021, o up! chega às concessionárias de todo o Brasil na configuração Xtreme. Com isso, a Volkswagen dá continuidade ao processo de tornar mais clara a oferta de versões dos modelos da marca, deixando a experiência e o processo de compra dos clientes mais rápido, fácil e intuitivo.
Por ser única, a versão Xtreme não tem opcionais, chegando às concessionárias com uma lista de equipamentos. Destaque para a direção com assistência elétrica (Easy Drive), volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro (Park-Pilot), banco do motorista e coluna de direção com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo ‘Plus’, chave tipo ‘canivete’, ‘Keyless’ (sistema de alarme com comando remoto), rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som ‘Composition Phone’, 4 alto-falantes, 2 tweeters e antena no teto, suporte para smartphone, travas e vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado direito, detalhes internos do painel com acabamento em ‘Chrome Effect’, revestimento dos bancos em malharia Loop Preto, entre outros.
O pacote é aparentemente bom, mas deixou de fora intens. oferecidos pelos rivais mais modernos, como o controle de estabilidade.
Já com relação ao design, o up! traz uma série de itens que garantem visual esportivo, como faróis com máscara escurecida, faróis de neblina, friso duplo na grade dianteira, luzes indicadoras de direção integradas aos espelhos retrovisores externos, maçanetas na cor do veículo, para-choque dianteiro com área central em ‘Preto Brilhante’, rack do teto longitudinal em ‘chrome effect’ e tampa do porta-malas pintada em preto com abertura elétrica ‘push button’.
Cinco cores estão à disposição: as sólidas ‘Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash, e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius, que custam R$ 1.570.
Performance eficiente
Desempenho atrelado a eficiência energética, ‘temperado’ na medida com muita diversão, foi assim que a Volkswagen definiu o modelo. Equipado com moderno motor EA211 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, Totalflex e com injeção direta de combustível, o up! tem 105 cv (77 kW) e 101 cv (74 kW) de potência máxima quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente.
No entanto, os números que mais saltam aos olhos são do torque de 16,8 kgfm (165 Nm), 100% disponível já a partir de baixos 1.500 rpm, entregando acelerações e retomadas vigorosas. Em termos de números, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 183 km/h, quando abastecido com etanol.
Atrelado a este propulsor está sempre uma transmissão manual de cinco marchas MQ200, referência no mercado por proporcionar engates curtos, precisos e fáceis, tornando o up! um carro muito agradável na correria do dia a dia e perfeito para uma ‘tocada mais apimentada’.
Praticidade
Compacto por fora, com 3.645 milímetros de comprimento, o hatch da Volkswagen tem espaço interno para transportar até quatro ocupantes com conforto por conta dos 2.421 milímetros de distância entre os eixos, 1.910 milímetro de largura e 1.504 milímetro de altura. Já o porta-malas tem capacidade para 285 litros. E caso seja necessário levar um objeto maior, o banco traseiro é rebatível.