Após uma semana do anúncio de regressão de todo o Estado para a fase amarela, no plano de classificação contra o coronavírus, a Prefeitura de Limeira ainda analisa os ajustes frente ao decreto estadual. Na região, Piracicaba se ajustou e Americana contrariou a recomendação estadual.
Na prática, na fase amarela, os comércios não essenciais devem limitar a ocupação máxima em 40% e horário de atendimento reduzido a 10 horas por dia. Na fase verde, onde Limeira estava, a ocupação era de 60%, sem limite de horário.
Na semana em que o Estado anunciou todos os municípios na fase amarela, Piracicaba editou decreto para se reajustar conforme o plano de classificação. Já Americana contrariou o governo estadual e manteve a programação do comércio para o Natal, ou seja, com horário de 12 horas de atendimento, das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.
A Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA) comunicou que, no dia 2, esteve em reunião com representantes da Prefeitura e ficou estabelecido que o comércio de rua do município manterá o calendário previsto para dezembro. De acordo o secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri, que também participou do encontro, a decisão da Prefeitura é amparada por lei e tem aval do prefeito Omar Najar (MDB).
O Rápido no Ar questionou a Prefeitura de Limeira se o Município vai fazer o reajuste para a fase amarela ou se manterá os horários como estão. O Executivo informou que o setor jurídico analisa as alterações do decreto municipal frente ao decreto estadual.