O índice pluviométrico do mês de setembro em Limeira revela que choveu na cidade apenas 7% do que era esperado para o período, quando o resultado é comparado com a média histórica dos últimos 30 anos. Com apenas 9 milímetros de chuva durante todo o mês, a precipitação de água ficou 93% abaixo do que é esperado para o mês na cidade. O monitoramento pluviométrico revela ainda que o volume de chuvas em setembro desse ano chega a ser inferior, inclusive, ao ano de 2014, quando a região Sudeste enfrentou a pior crise hídrica da história.
Os dados apresentados pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, comparam o índice pluviométrico monitorado no Rio Jaguari (captação do município) e na Estação de Tratamento de Água (ETA), com os dados do Portal de Meteorologia do Climatempo, sobre o comportamento da chuva ao longo dos últimos 30 anos em Limeira. A média histórica de precipitação de água para o mês de setembro na cidade é de 138 milímetros. Em 2020, o registro foi de apenas 9 milímetros.
Para este mês de outubro, o índice pluviométrico revela que Limeira acumulou, até o último final de semana, 25 milímetros de chuva. Resultado superior ao mês passado, mas ainda muito abaixo da média histórica da cidade, que é de 115 milímetros para o período.
Diante da severa estiagem, a BRK Ambiental reforça a necessidade coletiva para um uso mais consciente e sustentável da água. A concessionária lembra que a captação, distribuição e abastecimento de água para o município se encontram em condições regulares de operação, mas reforça a necessidade dos limeirenses em adotarem práticas de consumo mais equilibrados. “Não lave carros, calçadas ou realize atividades que exijam grande quantidade de água”, reforça o diretor de operações, Rodrigo Dias.
Vale destacar também que para manter a regularidade do abastecimento de água em Limeira, tem sido necessária a produção média de 71 milhões de litros de água por dia na cidade. E a captação do município ainda conta com o uso da reserva Salto do Lobo, que tem garantido o nível do Ribeirão Pinhal e permitido a continuidade da captação de água por esse manancial, em revezamento ao Rio Jaguari. “A represa Salto do Lobo tem sido utilizada conforme estabelecido em decreto municipal. O uso dessa reserva de água deve acontecer até o fim do período mais crítico da estiagem”, afirma.
Campanha “Consumo Consciente”
A BRK Ambiental segue com a campanha “Consumo Consciente” que visa orientar e incentivar hábitos de consumo equilibrados.
Veiculações em rádios e no site https://consumoconsciente.brkambiental.com.br/ apresentam dicas e informações sobre o assunto, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados. A proposta é que todos reflitam sobre o consumo e usem do bom senso para ajudar o meio ambiente.
Hábitos bem simples, como diminuir em 1 minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde para lavar o carro, entre outros, ajudam na redução do consumo de água. “Mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia, é possível utilizar a água de forma consciente, evitando desperdícios”, reforça o diretor.