O Ministério Público (MP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Militar (PM), por meio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), realizam na manhã de hoje (29) em Limeira (SP) a “Operação Retomada”, que visa prender integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
De acordo com o MP, o objetivo é o desmantelamento da organização na cidade, sobretudo na identificação e prisão de integrantes da facção que residem no Ernesto Kuhl. “Por intermédio de investigações amparadas em medida cautelar judicialmente concedida, interceptação das comunicações telefônicas e diligências de campo, realizadas por aparato policial, foi possível identificar os investigados e desvendar claramente a atuação de cada um deles dentro do grupo criminoso”, informou o Gaeco, núcleo de Piracicaba.
A partir da identificação dos acusados, os promotores pediram à Justiça 13 mandados de prisão preventiva e outros de 13 de busca e apreensão. “Por meio da operação, o Ministério Público e a Polícia Militar buscam combater a criminalidade, devolvendo às famílias residentes no referido bairro e adjacências a paz e a tranquilidade, protegendo-as dos efeitos devastadores e das seríssimas consequências do tráfico de drogas, os quais atentam contra a saúde pública, disseminam o vício e contribuem com a degradação da pessoa, da família e do convício social”, finalizou o Gaeco.
As prisões e apreensões de objetos foram apresentadas à Polícia Civil de Limeira.