A Polícia Civil prendeu, na noite de segunda-feira (10), um homem, de 26 anos, por extorsão. Ele foi detido em casa, na Rua Gustavo Teixeira, em perdizes, zona oeste da Capital.
Após trabalho de inteligência policial, os agentes da Assistência Operacional da 3ª Delegacia Seccional (Oeste) descobriram que o investigado enviava mensagens por aplicativos oferecendo serviços de assessoria em mídias sociais. As vítimas, em geral, eram donos de lojas de roupas.
Para cuidar da “gestão” das páginas dos estabelecimentos, o criminoso cobraria R$ 5 mil. Quando a proposta era negada, o homem então usava e-mails falsos em nome de um escritório de advocacia para solicitar às redes sociais que bloqueassem os conteúdos das vítimas.
Com ameaças, o detido então extorquia os comerciantes para que eles pudessem recuperar o conteúdo digital. Segundo investigações, duas vítimas chegaram a efetuar o pagamento, porém estima-se que vinte pessoas, algumas de outros Estados, tenham caído no golpe.
Os policiais chegaram até o detido após descobrir que ele usava o telefone do pai para realizar as chantagens. O criminoso foi preso e levado à carceragem do 77º DP (Santa Cecília), onde permanece à disposição da Justiça.