Nove meses após Júlia do Vale, de 16 anos, perder o pai para um câncer, a adolescente encontrou no bloco de notas do celular dele uma lista chamada “Quando eu sair do hospital eu vou”. Havia 26 itens anotados e, em 19 deles, Ramon do Vale Vicente, anotou planos que realizaria com a filha.
No dia 21 de dezembro de 2019, o mineiro Ramon do Vale Vicente morreu aos 53 anos, após lutar por dois anos contra a leucemia. Em setembro de 2020, seria o primeiro aniversário do pai em que Júlia não o teria por perto e para se lembrar dele, a adolescente reuniu a caixa de coisas que tinha do pai e encontrou no celular a lista de coisas que ele queria fazer ao sair do hospital.
Em uma publicação no Twitter, a adolescente postou prints da lista e disse, “por isso que eu falo, aproveitem. Encontrei essa lista que meu pai escreveu no hospital antes de morrer. Meu coração tá partido”.
Nesta terça-feira (6), a mensagem havia recebido mais de 144 mil curtidas, 6 mil comentários e foi compartilhada 15 mil vezes. Entre os desejos de Ramon, de 53 anos, estava “realizar tudo que eu puder e ficar velho para a Ju cuidar de mim até eu ir embora”, “viajar para a praia com a Ju”, “ir em NY com a Ju na neve”, “U2 com a Ju”, “construir a minha casa do meu jeito com o quartinho da Ju rosa”, “mudar o meu nome e o da Ju pra Valle com 2 L”,“ver a Ju formar”, “ensinar a Ju a dirigir o Troller”, “ver a Ju casar” e “cuidar dos meus netinhos”.
Através do Twitter, Julia afirmou que se dedicará a realizar os sonhos do pai. “Podem ter certeza que eu irei realizar toda essa lista do meu papai! E eu tenho certeza de que ele vai estar junto comigo nesses momentos especiais!!!”, escreveu a adolescente.
Em entrevista à BBC, Fernanda, mãe de Júlia, contou que a família aguardava uma última sessão de quimioterapia para que Ramon fizesse transplante de medula. A doadora seria a filha, que era 50% compatível com o pai, mas Ramon não resistiu e faleceu.
Júlia contou à BBC que o pai ficava deitado contando tudo que queria fazer, “ele falava que depois a gente ia fazer isso, depois ia fazer aquilo…”. A maior parte dos planos de Ramon envolvia a filha que agora deseja realizar todos os planos que eles tinham juntos, menos um, diz ela. A adolescente afirmou que não quer trocar o sobrenome “Vale” para “Valle”, como é o sobrenome do resto dos membros da família, uma modificação que o avô fez ao registrar o filho, “só eu e ele teremos o sobrenome assim, vai ser uma coisa só nossa”, diz Júlia.