Os idosos que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) precisam realizar o cadastramento ou atualizar os dados no CadÚnico (Cadastro Único), localizado na sede do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).
Apesar da divulgação feita pela autarquia e das cartas enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a procura pelo recadastramento é baixa. Até o final do ano, 1.290 beneficiários precisam fazer o cadastro. Aqueles que não atualizarem o cadastro terão o benefício suspenso em janeiro de 2018.
O cadastramento deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário. Caso o aniversário já tenha passado, o cadastro já pode ser feito.
O BPC é pago a idosos e deficientes em situação de pobreza. Para ter direito ao benefício, que é de um salário mínimo, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que R$ 234,25 – um quarto do salário mínimo vigente. Por ser um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito ao BPC.
Para realizar a atualização do cadastro, o idoso deve comparecer ao CadÚnico com os documentos dos moradores da casa, principalmente o CPF. As senhas são distribuídas até às 15h. O Ceprosom está localizado na avenida Campinas, 115, no bairro Cidade Jardim. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3404-6264 e 3404-6265.