Com a chegada da primavera e o aumento nas temperaturas, manter uma alimentação equilibrada e benéfica para o corpo tem sido um grande desafio para inúmeras pessoas, que podem abusar de bebidas alcoólicas e alimentos hipercalóricos.
A nutricionista Giselli Cordeiro afirma que a alimentação saudável deve ser mantida o ano todo. “Nestes momentos de alta temperatura, devemos caprichar ainda mais na hidratação, beber bastante água, água de coco ou sucos de fruta sem adição de açúcar”.
Ela diz que é necessário evitar exageros quando se trata de alimentos mais calóricos. “É muito comum o aumento do consumo de sorvetes, açaí e bebidas alcoólicas neste período, então o consumo deve ser moderado, sem exageros, para que isso não leve a um aumento de peso”.
Quanto a rotina de quem pratica exercícios e/ou mantém dietas, Giselli aconselha que haja uma alimentação pré e pós treino para que não falte energia durante as atividades, que devem ser executadas sempre sobre a supervisão de um profissional de educação física.
Para amenizar a sensação de calor intenso, a nutricionista dá dicas que ajudam a refrescar. “Porcione as suas frutas e coloque na geladeira, assim o seu consumo será muito mais prazeroso em dias quentes. É uma forma de se refrescar e nutrir ao mesmo tempo. Você pode também fazer picolés de frutas de maneira simples: faça o suco da fruta, coloque na embalagem de picolé e leve ao congelador”.