Os principais sintomas da dengue são febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo, além de náuseas e vômitos.
Na fase inicial da dengue é difícil diferenciá-la de outras doenças como a gripe, por isso faz-se necessário o acompanhamento médico.
Entre o terceiro e o sétimo dia, alguns casos evoluem para a recuperação e cura da doença. Entretanto, alguns podem apresentar sinais da forma graves da doença, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, letargia, sonolência ou irritabilidade, hipotensão e tontura, entre outros, podendo levar o paciente à morte.
Em alguns casos, a doença não chega a manifestar sintomas e a infecção acaba sendo detectada mais tarde em exames laboratoriais que o paciente venha a fazer.
Se estiver com suspeita de dengue, o mais indicado a fazer é procurar o serviço de saúde mais próximo. Também é recomendado fazer repouso, ingerir bastante líquido (água, sucos, soro caseiro ou água de côco) e evitar tomar qualquer medicamento sem prescrição médica.
Como não existem medicamentos específicos contra a dengue, o tratamento clínico é feito de modo a aliviar os sintomas da doença.