A Escola Livre de Música (ELM) da Orquestra Sinfônica de Limeira se tornou um exemplo de não ser influenciada pelos impactos causados pelo novo coronavírus mantendo o ensino de música a distância para seus alunos.
O professor de violoncelo Leandro Pereira conversou com o Rápido no Ar e contou como foi a projeção da sua ideia e sua inspiração para continuar ensinando os alunos e manter viva suas paixões pela música.
No início quando foi instalado a quarentena, e foi solicitado que não parassem as aulas, eles tiveram que se reinventar, criando formas que pudessem facilitar para os alunos nesse momento tão delicado. Foram criados tutoriais em vídeos, onde os professores ensinavam os alunos a fazerem seus próprios instrumentos.
A ação do professor teve resultados positivos, seus alunos sentiram o impacto do empenho de Leandro Pereira ao querer que continuassem vivenciando a música.
Nathália Bueno, de 26 anos, uma das alunas da escola, deu um relato de como foi essa experiência:
“Quando iniciaram as aulas e conseguimos fazer um único encontro presencial por conta da pandemia, imaginei que o estudo do cello precisaria ser adiado até que tudo se normalizasse. No entanto, a ELM conseguiu reverter esse processo e inovar na maneira de ensinar, chamando os alunos para encarar esse novo desafio. Ao receber o vídeo do professor Leandro com as instruções para a montagem do instrumento reciclável fiquei muito animada e senti que a escola estava realmente empenhada em não deixar a música parar, o que acabou me motivando. E isso acabou refletindo em meus amigos e familiares também, que acharam o máximo o cello improvisado. Estudar com o instrumento improvisado permitiu que os aprendizados iniciais de um curso de música fossem absorvidos, como a postura, o ritmo, a posição das notas. Além disso, a prática dos estudos me ajudou bastante em tirar o foco da ansiedade que a pandemia causou, sendo uma situação inesperada e de incertezas.”
Em tempos tão complicados, ações como a da Escola Livre de Música trazem animo e conforto para muitos jovens.
PROJETO “CIRANDA DE TODOS OS SONHOS”
A Escola Livre de Música (ELM) lançou o projeto “Ciranda de todos os sonhos”, idealizado pelo maestro Rodrigo Müller, que consiste em um concerto inédito feito a partir de gravações remotas, interpretadas pelas diferentes orquestras da ELM – Cordas, Preparatória, Câmara, Jovem e Casa da Cultura. No repertório, músicas folclóricas brasileiras.
A ELM sempre forneceu gratuitamente os instrumentos aos alunos e, de todo o acervo de instrumentos que já foi disponibilizado aos alunos, faltam apenas violoncelos. Por isso, foi lançado o desafio: “A ELM precisa de você!”.
Como contribuir:
Você tem um violoncelo sem uso para doação?
Tem interesse em emprestar um para um aluno ou conhece alguém que possa ajudar?
Caso sua resposta seja positiva, basta entrar em contato pelo telefone (19) 99777-2482 ou pelo e-mail [email protected] e colabore com mais esta iniciativa da Orquestra Sinfônica de Limeira.