O prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, se pronunciou hoje (7), durante entrevista coletiva, sobre a mudança de fase anunciada hoje pelo Estado de São Paulo – a região de Piracicaba, conforme mostrado pelo Rápido no Ar, avançou da fase vermelha (1) para a fase amarela (3). Com a mudança, o diretor de vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, informou como ficará a situação do comércio durante esse período.
Ferrari explicou como cada setor poderá atender. Confira:
Comércio em geral = 40% de ocupação com horário de seis horas de funcionamento;
Prestação de serviços = 40% de ocupação com seis horas de funcionamento;
Bares e restaurantes = 40% de ocupação e consumo local se o estabelecimento tiver espaço para consumo ao ar livre ou áreas arejadas – limite de consumo será até às 17h;
Shoppings e galerias = 40% de ocupação com horário de seis horas – praças de alimentação somente poderão ter consumo local se for ao ar livre ou ambientes arejados.
Salões de beleza, barbearias e cabelereiros = 40% de ocupação com seis horas de funcionamento;
Academias em geral = 30% de ocupação com seis horas de funcionamento. Para esse ramo, deverá haver agendamento prévio – aulas em grupo estão proibidas;
Eventos culturais, shows e eventos em geral = não estão permitidos.
Dentro do regramento mencionado acima, a Prefeitura estabeleceu os seguintes horários de funcionamento:
Lojas de rua: das 10h às 16h;
Shoppings: das 14h às 20h;
Outros serviços: seis horas diárias.
Botion disse que o avanço da fase 1 para a fase 3 o surpreendeu. “O avanço para a fase laranja era aguardado, mas foi uma surpresa agradável a mudança para a fase amarela. Esse avanço é reflexo de todo o trabalho feito, como, por exemplo, o lockdown. Agradeço quem aderiu ao lockdown para diminuir a circulação das pessoas, que refletiu no avanço da fase. Outro item importante foi a disponibilização de mais dez leitos na UTI da Unidade de Referência Coronavírus, agora com 40 no total. Agradeço o entendimento da população, mas a mudança deve ocorrer de maneira responsável. Devemos manter as mesmas preocupações, como afastamento, evitar circulação desnecessária e uso de máscara. Ainda continuaremos na quarentena com todos os cuidados”, disse.