A simpática cidade de Miracatu, situada no Vale do Ribeira, na região sul do Estado, foi escolhida o destino turístico da semana. A cidade integra a Estação Ecológica Jureia-Itatins.
[unitegallery 20170624turismo]
O município é a terra natal da medalhista olímpica Rosemar Coelho. Medalha de bronze nos jogos Olímpicos de Pequim, ela chegou em quarto lugar na competição do revezamento 4×100, mas ganhou o bronze quando a atleta vencedora da competição foi desclassificada, devido ao escândalo de doping que envolveu praticamente toda a delegação russa.
A medalha foi entregue somente oito anos depois, após a conclusão das investigações do Comitê Olímpico. Agora, Rosemar quer fazer de Miracatu um centro de desenvolvimento do atletismo para as futuras gerações.
Terra de gente boa
Em tupi-guarani, o nome Miracatu significa “Terra de gente boa”. Os primeiros indícios de habitantes da região datam de 9 mil anos e seus vestígios foram encontrados em pesquisas nos diversos sambaquis, que são o acúmulo de objetos deixados pelos povos que habitaram o litoral do Brasil. Esses habitantes da era pré-histórica se deslocaram em direção ao planalto, seguindo o Rio Ribeira do Iguape.
O contato com a natureza e a prática de esportes como caminhadas ecológicas, mountain bike e cicloturismo são algumas das atrações de Miracatu e municípios vizinhos do Vale do Ribeira que atraem muitos turistas. A proximidade do Rio Ribeira também desperta o interesse dos praticantes da canoagem.