Na tarde deste sábado (18), equipes de policiais ambientais, com informações de uma denúncia anônima sobre soltura de balões, se deslocaram até uma região cercada de remanescentes da Mata Atlântica, nos limites de uma importante unidade de conservação.
De uma estrada de terra os policiais avistaram um grupo composto por oito indivíduos que preparavam uma estrutura de aproximadamente 50 metros composta por balão e bandeira para soltura. Os infratores, que faziam parte de um grupo organizado de baloeiros, foram detidos e conduzidos à delegacia, eles serão autuados por crime ambiental.
O Parque Estadual Itaberaba é um importante corredor ecológico entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira, preserva importantes remanescentes da Mata Atlântica e várias espécies de animais ameaçados de extinção, além de proteger nascentes de importantes bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira.
Os balões podem causar incêndios em residências, indústrias e em florestas, além de colocar em risco os aviões com passageiros. Fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto no art. 42 da Lei nº 9.605/98, e pessoas envolvidas nessa prática podem responder também por atentar contra a navegação aérea.
Para denunciar a soltura de balões ligue 190. Para denunciar o transporte e fabricação de balões, clique aqui.