Com a piora na taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) destinados ao tratamento de casos de novo coronavírus, os municípios da região de Piracicaba, entre eles Limeira, terão que retroceder de fase, voltando à fase 1-vermelha, de alerta máximo, do Plano São Paulo a partir da próxima segunda-feira (20). A Prefeitura de Limeira ainda não se pronunciou.
Limeira estava na fase 2-laranja e podendo abrir os comércios de ruas, os shoppings e as concessionárias. Agora, com a determinação do governo estadual, a região voltará à quarentena, só podendo abrir os serviços considerados essenciais, como logística, abastecimento, segurança e saúde.
LIMEIRA
Um levantamento da Secretaria de Saúde em relação aos dados de coronavírus em Limeira mostrou que as confirmações somente em julho da doença já superam os primeiros 15 dias de junho em 432%, aproximadamente. Na primeira quinzena do mês passado, foram confirmados 331 casos de Covid-19, enquanto em julho, até dia 15, foram 1.761 registros – número superior, inclusive, ao total de casos confirmados em junho (1.331). Levando em conta o total de casos, em 15 de junho eram 547 confirmações da doença, enquanto até ontem eram 3.308, um aumento de quase 505%.
Em relação aos óbitos, o aumento também é significativo na primeira quinzena de julho: somente até ontem, foram confirmadas 37 mortes em decorrência do coronavírus. Nos primeiros quinze dias de junho, foram 16 novos óbitos, um aumento de cerca de 131%. Quanto aos números absolutos, até 15 de junho o município somava 26 mortes, enquanto até ontem eram 105, um avanço de aproximadamente 304% – a maioria dos óbitos (91,4%) é de pessoas com alguma comorbidade.
Outro dado relevante é em relação às internações de pessoas de Limeira, ainda que o número varie diariamente. Em 15 de junho, o município tinha 45 pacientes internados. Ontem, esse número era o dobro: 92 limeirenses internados na Unidade de Referência Coronavírus (URC) e nos hospitais – nem todos com confirmação –, uma alta de 104,4%. Só na URC, o aumento de internações gerais (UTI clínicas) é de cerca de 82,3% – no entanto, hoje a unidade tem mais capacidade de leitos do que em junho.
O levantamento da pasta também aponta que as notificações do coronavírus em Limeira tiveram um avanço de cerca de 401%. Em 15 de junho, o município tinha 2.292 notificações da doença, enquanto ontem, esse número era de 11.490, quase cinco vezes mais do que no mês passado. Das notificações, os casos podem ser confirmados ou descartados, por meio de exames laboratoriais.
Denúncias sobre o descumprimento das medidas estabelecidas nos decretos municipais e estaduais devem ser feitas no 156, 153 e 190.