Na tarde de quarta-feira (24), o vereador Clayton Silva (PTC) protocolou indicação à Prefeitura de Limeira e sugeriu a elaboração e publicação de um protocolo de uso dos medicamentos azitromicina e cloroquina no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), já na fase inicial da doença.
O parlamentar explicou que a ação foi motivada após constatar que não há um protocolo próprio para distribuição do kit com os medicamentos para pacientes em estágio inicial da doença. Ele citou ainda que na rede municipal de saúde fica a critério do médico do paciente receitar ou não tais remédios. “Resultados observados em municípios que adotaram o uso precoce da Azitromicina e da Cloroquina mostram uma baixa taxa de ocupação de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Diversas redes e hospitais particulares já adotam também esse protocolo”, informou Clayton.
Em justificativa à indicação, o vereador apontou orientações do Ministério da Saúde para o manuseio medicamentoso precoce em pacientes com diagnóstico de Covid-19. “A indicação visa a colaborar com as ações do Poder Executivo em meio a grave crise sanitária e financeira enfrentada pelo Município”, defendeu.