Uma das principais entradas de Rio Claro está ganhando reforço no trabalho de segurança pública. A partir de quinta-feira (22), a prefeitura coloca em funcionamento a Central de Segurança Integrada (CSI), que vai funcionar 24 horas com a presença permanente de guardas civis municipais e dará apoio aos policiais civis e militares, que terão espaço para desenvolver ações de segurança utilizando o prédio, instalado na Avenida Tancredo Neves com Rua 20, perto da rodoviária.
Entre outros benefícios, a Central de Segurança Integrada, que será entregue em evento às 10h30, foi equipada com câmera para o monitoramento eletrônico da entrada da cidade e também será ponto de referência e apoio para viaturas de quatro e duas rodas que realizam rondas pela cidade.
“Escolhemos esse local para abrigar a CSI por se tratar de ponto estratégico”, explica o secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba. Além da proximidade com a rodoviária e entrada da cidade, o prédio fica em via com grande fluxo de veículos. “Queremos aumentar a sensação de segurança para milhares de pessoas que circulam por essa região diariamente”, acrescenta Bellagamba.
Desde o início deste ano a atual administração municipal vem estreitando relações com as forças de segurança do estado. Outro exemplo dessa parceria é a base da Polícia Militar que está sendo implantada na antiga estação ferroviária, também com estrutura para monitoramento eletrônico, levando mais segurança à região central. Outra conquista recente de Rio Claro na área de segurança pública foi conseguir a transferência para o município da Companhia de Polícia Militar Ambiental, que ficava em Araras.
Com a implantação da Central de Segurança Integrada, as atividades do antigo Centro de Informações Turísticas, que funcionava no local, estão sendo desenvolvidas na unidade da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo instalada na Avenida Visconde do Rio Claro na altura da Avenida 26.