A tentativa de furto de cabos elétricos provocou um incêndio na Estação de Bombeamento de Água São Lucas na madrugada de sexta-feira (22) e afetou o abastecimento de água em Limeira (SP). Vários bairros ainda enfrentam a falta de água na noite deste sábado (23), incluído locais que eram para ter a entrega restabelecida hoje.
Segundo a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, o restabelecimento do abastecimento devido à complexidade do trabalho que envolve a troca de 250 metros de cabos elétricos de grande porte, deve ser concluído ainda neste final de semana e a distribuição de água seja normalizada até este domingo (24).
Ainda de acordo com a BRK, a retomada do abastecimento deveria ocorrer em duas etapas, sendo que 53% dos bairros teriam a normalização no sábado e 47% dos bairros no domingo. Porém moradores de alguns bairros que estão na lista de sábado ainda estavam enfrentando a falta de água na noite de hoje (23), como é o caso do Jardim Águas da Serra e Anavec.
Os bairros que teriam a distribuição normalizadas neste sábado são abastecidos diretamente pela ETA (Estação de Tratamento de Água). Trata-se da região dos bairros Boa Vista, Centro, Cidade Jardim, Jardim Montezuma, Jardim Santo André, Vila Glória, Vila Queiroz, Condomínio Independência, Jardim Alvorada, Jardim Ipiranga, Jardim Novo Mundo, Jardim Presidente Dutra, Parque Hipolito, Vila Independência, Jardim Anhanguera, Jardim Anavec, Jardim Bela Vista, Jardim Boa Vista, Jardim Nereide, Jardim Piza, Vila Labak, Vila Piza, Jardim Campos Elisios, Jardim Granja Machado, Jardim Nova Limeira, Pires, Porto Real, Parque Egisto Ragazzo, Cidade Jardim, Jardim Esteves, Jardim Florença, Jardim Maria Bush Modeneis, Jardim Mercedes, Jardim Nova Europa, Vila Busch, Vila Claudia, Vila Esteves, Vila São João, Jardim Águas da Serra, Jardim Santa Adelia, Parronchi, Portal das Rosas, Jardim Brasil, Jardim das Laranjeiras, Jardim dos Ipês, Jardim Piratininga e Vila Primavera.
A concessionária também afirmou que até este domingo (24) a distribuição de água será normalizada nos bairros localizados em regiões mais altas do município, atendidos por reservatórios. Neste caso estão inseridas as regiões dos bairros Jardim Aeroporto, Jardim Graminha, Jardim Odécio Degan, Jardim Ouro Branco, Jardim Ouro verde, Jardim Roseiras, Parque Residencial Santa Eulália, Residencial Antônio Simonetti, Jardim Morro Branco, Jardim Residencial Belinha Ometto, Jardim São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Parque Abilio Pedro, Jardim Elite, Jardim Esmeralda, Jardim Morro Azul, Jardim Nova Itália, Jardim São Paulo, Vila Santa Josefa, Cecap, Jardim Bartolomeu Grotta, Jardim Campo belo, Jardim Ibirapuera, Jardim Santina, Jardim Vitoria, Portal das Flores, Parque das Nações, Parque Novo Mundo e Residencial Roland.
A concessionária esclareceu que que a normalização do sistema de abastecimento é realizada em etapas, sendo iniciado na retomada da Captação, em seguida a água é direcionada para a ETA, estação de tratamento de água, onde ocorre o processo de tratamento e direcionamento para os reservatórios que, posteriormente, fazem a distribuição para a população.
A equipe do Rápido no Ar entrou em contato com a assessoria de imprensa da BRK e aguarda um posicionamento sobre os bairros que estavam na lista deste sábado, mas que ainda enfrentam a falta d’água.