Solidariedade e conscientização no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Assim pode ser descrita a ação que aconteceu na manhã de hoje (29), na região central de Limeira, sob a coordenação do Ceprosom, com apoio da Secretaria de Saúde e da Guarda Civil Municipal (GCM). Servidores das pastas distribuíram cerca de 30 kits contendo máscara de proteção individual (produzida pelas voluntárias da campanha Limeira Solidária), shampoo e sabonete, além de um informativo sobre a doença para as pessoas em situação de rua.
A presidente do Ceprosom, Aucelia Damaceno, destaca que as abordagens sempre foram realizadas, mas que, neste momento, também acontece a entrega dos panfletos com orientações sobre o coronavírus e os kits de proteção pessoal. “Já distribuímos anteriormente os informativos e as máscaras de proteção durante as abordagens sociais que realizamos. Essa é a primeira vez que fazemos a entrega dos kits completos. Essa ação continuará nos bairros,” comentou.
Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, explica que a GCM de Limeira está com seu efetivo nas ruas em apoio às ações de enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19, bem como percorrendo a cidade para reforçar as recomendações sobre a manutenção do isolamento e evitar aglomerações. “Mas hoje, especificamente, a ação visa atingir em especial a população em situação de rua”, disse.
Durante o período de quarentena, as ações da prefeitura voltadas às pessoas em situação de rua foram intensificadas. Desde a pandemia, o Centro de Acolhida está aberto o dia todo para banho e higiene pessoal dos usuários. O espaço tem capacidade para atender 46 pessoas para pernoite e dispõe de área de isolamento em caso de sintomas gripais.