Dois cabos da Polícia Militar salvaram uma recém-nascida, na última sexta-feira (24), no bairro Jardim Márcia 2, em Agudos, no interior do Estado. Com apenas 28 dias, a pequena Sofia se engasgou com leite e o socorro veio após sua mãe pedir auxílio dos profissionais, que faziam o policiamento da região.
“Estávamos em patrulhamento, quando a mãe estendeu a mão desesperadamente pedindo nossa ajuda”, relembrou o cabo Júlio Cézar da Silva, integrante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).
Segundo Silva, a criança estava no colo da mãe, toda roxa. Vendo a situação, imediatamente ele e seu colega realizaram os procedimentos da manobra de Heimlich, e salvaram o bebê.
“Na hora que escutamos o choro dela [Sofia] deu um alívio e veio uma emoção”, disse Silva. “Foi muito gratificante. Fiquei bem emocionado depois que tudo deu certo”, completou o seu colega de farda e também cabo da PM, Carlos Aparecido Antonio.
Essa é a primeira vez que os dois policiais atendem uma ocorrência desse tipo. Antonio conta que o curso de formação da PM foi essencial para o sucesso da ocorrência. “A preparação que recebemos foi primordial para conseguirmos lidar com a situação, separando a razão da emoção, e salvando a criança”.
Depois de salva, Sofia foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento e passa bem.