Por meio de indicação, a vereadora Constância Berbert pediu à Prefeitura de Limeira (SP) que suspenda a cobrança de pedágio na Rodovia Dr. Cássio de Freitas Levy, que dá acesso a Cordeirópolis.
Na justificativa, a parlamentar cita que a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. “A cobrança de pedágio em momento de intensa e grave crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus impede o cidadão de se locomover se ele não possuir recursos para tanto. Num momento em que todos nós estamos sofrendo de alguma forma os efeitos dessa crise que não se sabe quando acabará, é chegada a hora do administrador público pensar na população e tomar todas as medidas necessárias para que seus efeitos sejam minimizados”, menciona.
De acordo com Constância, os recursos do pedágio não podem ser investidos em saúde. “Os recursos do pedágio devem ser empregados em obras públicas para a via LIM-50 e para a malha viária do município. Dessa forma, a isenção da cobrança de pedágio em nada afetaria o combate ao coronavírus, muito pelo contrário, ajudaria pessoas desprovidas de posses a transitar livremente, possibilitando-as de buscar ajuda em municípios próximos. Com efeito, faço essa indicação para que a Administração Pública deixe de cobrar o pedágio da rodovia Dr. Cássio de Freitas Levy até que os efeitos maléficos dessa pandemia diminuam e os munícipes possam voltar ao seu cotidiano”, finalizou.
PEDÁGIOS ESTADUAIS
No mesmo sentido, a vereadora limeirense Lu Bogo fez moção ao governador paulista João Doria para que conceda suspensão da cobrança de tarifa dos pedágios em todo o Estado para veículos que fazem transporte para abastecimento de serviços considerados essenciais.
A vereadora justifica que houve paralisação em vários setores do comércio e indústrias e, essa paralisação, afeta de forma direta a economia do Estado e municípios. “Existem profissionais que ainda estão trabalhando para manter o abastecimento dos serviços essenciais e o transporte viário é essencial para o abastecimento”, informou.