A Polícia Militar de Limeira (SP), por meio da 5ª Cia., e a Associação dos Moradores do Bairro dos Pires instalaram nesta semana uma placa na entrada do bairro, com um aviso: “Bairro vigiado pela comunidade”.
O objetivo é avisar que, naquela região, há o programa “Vizinhança Solidária”, ou seja, a população troca informações sobre problemas identificados e tem canal direto com um representante da Polícia Militar. Aquela área faz parte da 5º Cia., que é comandada pelo capitão Costa Pereira, que incentivou o início do projeto há cerca de um ano e já conta com representantes do Bairro dos Pires de Baixo e Pires de Cima, Água Espraiada e Bairro dos Frades.
Na prática, cada morador ajuda a cuidar da região onde mora e, quando identifica algo suspeito, avisa no grupo de WhatsApp onde estão cadastrados os demais moradores. A partir do compartilhamento de informações entre a comunidade, os participantes conseguem monitorar carros desconhecidos, pessoas suspeitas, entre outros. Até informações que ajudam no esclarecimento de crimes são compartilhadas e direcionadas à PM, que desloca uma equipe de policiais apenas para atender as demandas daquela região.
Com a placa na entrada do bairro rural, que recebe muitos visitantes nos finais de semana e feriados, a comunidade e a PM esperam que os crimes na zona rural diminuam, pois todos terão ciência da integração dos moradores com a corporação policial.
Além de uma equipe da PM, participaram da instalação da placa o presidente da Associação dos Moradores do Bairro dos Pires, Danilo Fischer, e o vice-presidente, Douglas José Andrade. Recentemente, a placa foi apresentada no Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Central, presidido por Cláudio Zalaf, que apoiou e também incentivou a ação.